Começa a quinta edição do Circuito DesignOK.

quarta-feira, novembro 27th, 2013

Convite para o Circuito DesignOK 2013.

Mapa circuito DesignOK 2012.

segunda-feira, novembro 12th, 2012

Circuito Design Ok 2012.

terça-feira, outubro 16th, 2012

Save the date - Circuito Design Ok

Linha verde do metrô recebe intervenção no DW!

quinta-feira, agosto 30th, 2012

Cartaz by Nódesign.

Os primeiros a rabiscar...

Menino cego interagindo com a instalação.

Resultado.

Bilhetes!

Grupo Design Ok no Design Weekend!

sexta-feira, agosto 17th, 2012

Convite design assinado por todos.

Linha 2 – Verde do Metrô recebe ação especial durante os dias do Design Weekend – DW!
Entre os dias 23 e 26 de agosto, o Grupo Design OK coordena uma ação interativa em estações da linha verde com o Projeto Design Assinado Por Todos.

Com objetivo de promover a cultura do design em São Paulo, acontece este mês em São Paulo o primeiro Festival Urbano de Design do país, o Design Weekend – DW!. Idealizado por Lauro Andrade, diretor da SUMMIT PROMO com curadoria de Pedro Ariel, o festival será composto por um conjunto de eventos independentes e simultâneos, organizados e realizados por dezenas de parceiros, e integrados pelo Programa Oficial, divulgado pelos realizadores do DW!.

É neste grupo de ações e eventos que entra como destaque a ação coordenada pelo Grupo Design Ok. Sob os cuidados de produção Vanessa Espínola, o projeto intitulado Design Assinado Por Todos vai acontecer em quatro estações da linha verde do metrô, Ana Rosa, Alto do Ipiranga, Vila Madalena e Vila Prudente, e reunirá 11 intervenções dos designers do Grupo.

“Com o convite para ocupar quatro estações da linha verde do Metrô de São Paulo, pensamos em como promover a cultura do design, que é um dos pilares da marca Design Ok, e buscamos desenvolver um projeto que levasse o design para mais perto das pessoas, algo que fosse além de uma exposição de peças, mas um convite aos milhares de passageiros do metrô de São Paulo para interagir e intervir nos trabalhos iniciados pelos designers do grupo, tendo assim, um Design Assinado Por Todos”, retrata Vanessa Espínola.

O Grupo Design Ok é composto pelos seguintes estúdios de design: André Cruz Design & Ideias, Paulo Alves + Marcenaria São Paulo, Nódesign, Useche, M ao Quadrado, Llussá Marcenaria, Nada Se Leva, Estúdiobola, Estúdio Tato, Sergio Fahrer & Jack Fahrer e Pedro Mendes.

Serão 11 peças colocadas em quatro estações da linha verde do metrô de São Paulo e que estarão a espera dos usuários do metrô, que poderão intervir, interagir, construir, colar, grudar e ajudar a dar o acabamento final às peças, compartilhando com estes designers a assinatura dos objetos. No local, monitores irão explicar a exposição, auxiliar e zelar pelas peças expostas.

No dia 25, o Estúdiobola irá abrir uma nova loja na Lapa e lá, haverá uma exposição das primeiras imagens geradas com a ação realizada no metrô.

Artistas e estações:

ESTAÇÃO VILA MADALENA
André Cruz Design & Ideias | Paulo Alves + Marcenaria São Paulo | Nódesign

ESTAÇÃO ANA ROSA
Useche  | M ao Quadrado | Llussá Marcenaria

ESTAÇÃO ALTO DO IPIRANGA
Nada Se Leva |  Estúdiobola |  Estúdio Tato

ESTAÇÃO VILA PRUDENTE
Sergio Fahrer & Jack Fahrer  | Pedro Mendes

REALIZAÇÃO: Design OK – www.designok.com.br
PRODUÇÃO: Vanessa Espínola

 

Poltrona Núcleo, feita para rabiscar.

Poltrona que, através de sua linha, traz novas fronteiras para quem a usa. São linhas que formam um núcleo de aconchego e introspecção. O dossel serve como delimitador da sua área, uma proteção espacial imaginada. Produzida para a fábrica de móveis Larco de Santa Catarina, a poltrona Núcleo estará agora em um outro contexto, toda em branco , com o assento em couro ecológico , as pessoas poderão desenhar, escrever, colar adesivos. Pintar e bordar com a peça.

Nada Se Leva participa de projeto de inclusão social e econômica.

quinta-feira, novembro 3rd, 2011

O estúdio Nada Se Leva lança a coleção Fuxico na terceira edição do Circuito Design OK.

Em parceria com o Cultura em Foco, o Estúdio Nada Se Leva revisita o fuxico, se envolvendo pela primeira vez em um projeto de inclusão social e econômica que beneficia uma pequena comunidade no município de Santa Luiza do Itanhy, ao sul do estado de Sergipe.

Estampa gráfica e marcante do pied-de-coq, o estúdio Nada Se Leva revisita o fuxico.

 

Santa Luiza do Itanhy.

Santa Luiza do Itanhy.

O Cultura em Foco procura promover o aumento de ocupação e renda e garantir a auto-sustentabilidade das atividades praticadas pelos artesãos de Santa Luzia do Itanhy, qualificando a produção artesanal local com base na valorização dos elementos culturais desta região. O modelo é estruturado por meio de 3 eixos de atuação: a) construção de um Banco de conhecimento do projeto (metodologia, gestão, resultados, etc.); b) apropriação de conhecimento pelos beneficiários e; c) divulgação da experiência a um público externo, visando incentivar a sua reaplicabilidade. A metodologia proposta, para desenvolver em Santa Luzia um modelo de inclusão empreendedora, partiu do levantamento do patrimônio material e imaterial da região e da coleta de dados relativos aos indicadores de resultados e impactos do projeto, configurando um banco de dados consistente sobre a cultura local.
Coordenador: Dra. Renata Piazzalunga
Status: Em andamento
Período: 07/2009 a 11/2011
Público-alvo: artesãos de Santa Luzia do Itanhy

Circuito Design OK reúne lançamentos para 2012 em São Paulo.

terça-feira, outubro 25th, 2011

Save the Date do Circuito Design OK 2011.

Da criação ao consumidor final, o design brasileiro ocupa seu espaço; em São Paulo, evento realiza terceira edição com destaques do design autoral

São Paulo, outubro de 2011 – Entre os dias 03, 04 e 05 de novembro, São Paulo irá sediar a terceira edição do Design OK, com o propósito de promover o design autoral no Brasil. O Design OK será aberto ao público, mas também receberá lojistas do Brasil inteiro para apresentar as novidades de 2012 no que se refere ao design de mobiliário.

O grupo de criadores do Design OK é formado por: André Cruz Design & Ideias, Carbono, Espaço Useche (que será inaugurado em 03 de novembro), estudiobola, Estudio Tato, Llussá Marcenaria, Nada Se Leva, Nódesign, Ovo, Paulo Alves | Marcenaria São Paulo (abre novo espaço neste período), Pedro Mendes e Sergio Fahrer e Jack Fahrer (inauguraram sua loja recentemente). Cada integrante vai compor o circuito com o objetivo de expandir a abrangência do projeto, além de estimular o público a conhecer os espaços e showrooms respectivamente. O Circuito Design OK coincide com o Dia Nacional do Design, oficialmente comemorado em 05 de novembro.

Segundo Vanessa Espínola, colaboradora do grupo, o Design OK, realizado todos os anos no mês de novembro, está de cara nova. “Com a entrada de mais três integrantes ao grupo, os designers Paulo Alves, da Marcenaria São Paulo, Juliana Llussá, da Llussá Marcenaria, e Rodrigo Ferreira, do Estudio Tato, temos ainda mais potencial para mostrar o que vem sendo feito no mercado nacional de design”, adianta.

Como o aquecimento do mercado de arte e design no Brasil, esse tipo de ação coletiva tende a minimizar o impacto das questões burocráticas, como a exportação.

Esse formato segue as premissas da economia criativa, que é a terceira maior indústria do mundo, segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), e movimenta mais de R$ 380 bilhões no Brasil. “Atuar coletivamente nos ajuda estabelecer estratégias de negócios entre nós, designers, frente a lojistas e fornecedores”, indica Sergio Fahrer, da Sergio Fahrer e Jack Fahrer.

Outro dado relevante, de acordo com pesquisas da Apex-Brasil, mostra que a indústria moveleira, que bebe na fonte do design, exporta anualmente cerca de US$ 1 bilhão, reflexo do desenvolvimento criativo do Brasil paralelo ao seu crescimento econômico, como ocorre com as potencias do BRIC.

 

Design OK

Formado por alguns dos mais importantes e criativos designers de móveis brasileiros, o grupo Design OK nasceu em 2008 com o objetivo de fomentar o design autoral por meio do desenvolvimento de ações que dão visibilidade ao trabalho de criação em design. Graças à iniciativa, em 2010, o grupo foi convidado para participar da 1º edição da feira Abup Móvel Show.

Em apenas três anos de realização, o Design OK já vem deixando legado. Com o intuito de contribuir com a cultura e a divulgação do design, ocorreu em 2010, a mostra “Sente-se”, com releituras de ícones do design que representam a ação de sentar. O grupo já realizou duas exposições coletivas e um ciclo de palestras também.

Com o objetivo de ser um paralelo dos grandes eventos que ditam tendências no mundo, atuando coletivamente, o grupo já se tornou uma força positiva perante fornecedores, lojistas, clientes e espectadores. O evento já recebeu mais de 100 lojistas de todo o Brasil, contou com um total de 1000 visitantes no ano passado e, pela primeira vez teve um dia exclusivo para atender universidades e estudantes como forma de incentivá-los e, de certa forma, educar o consumidor final para que valorize o trabalho de criação do designer.

Instagram