Circuito Design OK reúne lançamentos para 2012 em São Paulo.

Publicado em 25 de outubro de 2011

Save the Date do Circuito Design OK 2011.

Da criação ao consumidor final, o design brasileiro ocupa seu espaço; em São Paulo, evento realiza terceira edição com destaques do design autoral

São Paulo, outubro de 2011 – Entre os dias 03, 04 e 05 de novembro, São Paulo irá sediar a terceira edição do Design OK, com o propósito de promover o design autoral no Brasil. O Design OK será aberto ao público, mas também receberá lojistas do Brasil inteiro para apresentar as novidades de 2012 no que se refere ao design de mobiliário.

O grupo de criadores do Design OK é formado por: André Cruz Design & Ideias, Carbono, Espaço Useche (que será inaugurado em 03 de novembro), estudiobola, Estudio Tato, Llussá Marcenaria, Nada Se Leva, Nódesign, Ovo, Paulo Alves | Marcenaria São Paulo (abre novo espaço neste período), Pedro Mendes e Sergio Fahrer e Jack Fahrer (inauguraram sua loja recentemente). Cada integrante vai compor o circuito com o objetivo de expandir a abrangência do projeto, além de estimular o público a conhecer os espaços e showrooms respectivamente. O Circuito Design OK coincide com o Dia Nacional do Design, oficialmente comemorado em 05 de novembro.

Segundo Vanessa Espínola, colaboradora do grupo, o Design OK, realizado todos os anos no mês de novembro, está de cara nova. “Com a entrada de mais três integrantes ao grupo, os designers Paulo Alves, da Marcenaria São Paulo, Juliana Llussá, da Llussá Marcenaria, e Rodrigo Ferreira, do Estudio Tato, temos ainda mais potencial para mostrar o que vem sendo feito no mercado nacional de design”, adianta.

Como o aquecimento do mercado de arte e design no Brasil, esse tipo de ação coletiva tende a minimizar o impacto das questões burocráticas, como a exportação.

Esse formato segue as premissas da economia criativa, que é a terceira maior indústria do mundo, segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), e movimenta mais de R$ 380 bilhões no Brasil. “Atuar coletivamente nos ajuda estabelecer estratégias de negócios entre nós, designers, frente a lojistas e fornecedores”, indica Sergio Fahrer, da Sergio Fahrer e Jack Fahrer.

Outro dado relevante, de acordo com pesquisas da Apex-Brasil, mostra que a indústria moveleira, que bebe na fonte do design, exporta anualmente cerca de US$ 1 bilhão, reflexo do desenvolvimento criativo do Brasil paralelo ao seu crescimento econômico, como ocorre com as potencias do BRIC.

 

Design OK

Formado por alguns dos mais importantes e criativos designers de móveis brasileiros, o grupo Design OK nasceu em 2008 com o objetivo de fomentar o design autoral por meio do desenvolvimento de ações que dão visibilidade ao trabalho de criação em design. Graças à iniciativa, em 2010, o grupo foi convidado para participar da 1º edição da feira Abup Móvel Show.

Em apenas três anos de realização, o Design OK já vem deixando legado. Com o intuito de contribuir com a cultura e a divulgação do design, ocorreu em 2010, a mostra “Sente-se”, com releituras de ícones do design que representam a ação de sentar. O grupo já realizou duas exposições coletivas e um ciclo de palestras também.

Com o objetivo de ser um paralelo dos grandes eventos que ditam tendências no mundo, atuando coletivamente, o grupo já se tornou uma força positiva perante fornecedores, lojistas, clientes e espectadores. O evento já recebeu mais de 100 lojistas de todo o Brasil, contou com um total de 1000 visitantes no ano passado e, pela primeira vez teve um dia exclusivo para atender universidades e estudantes como forma de incentivá-los e, de certa forma, educar o consumidor final para que valorize o trabalho de criação do designer.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Nome

E-mail

Comentário

Instagram